regime_separacao
Casamento, Outros

Regimes de Bens: Você conhece todos?

regime_separacao

Hoje o assunto é mais sério e muito importante. Você já decidiu com o seu noivo qual Regime de Bens vão adotar?

COMUNHÃO PARCIAL DE BENS

Todos os bens adquiridos após o casamento serão comuns ao casal. Tudo o que foi adquirido antes, individualmente, permanecerá de propriedade individual. O que era seu antes do casamento continuará sendo seu caso o matrimônio termine, inclusive bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior, como por exemplo, uma herança.

COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS

Torna comum aos dois todos os bens adquiridos antes e depois do casamento. Para dar entrada ao processo de habilitação civil com esse regime, o casal deverá comparecer a um tabelionato de notas e fazer uma escritura de pacto antenupcial. Para saber mais sobre escritura de pacto antenupcial clique aqui.

SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS

Os bens atuais e futuros dos cônjuges permanecerão sendo de propriedade individual de cada um. Assim como a comunhão universal de bens, também exige um pacto antenupcial. Em alguns casos, a Justiça impõe esse tipo de separação, como quando a idade dos cônjuges é inferior à autorizada pela lei e não há consentimento dos pais, quando um dos pretendentes for maior de 60 anos ou viúvo (com existência de patrimônio do casamento anterior sem ter sido concluído o inventário).

PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS

Segue o princípio da separação total de bens: o que é individual permanecerá assim. Porém, se houver divórcio ou óbito, os bens que foram adquiridos durante a união serão partilhados em comum. Também é necessário um pacto antenupcial.

Observação: Qualquer regime de bens pode ser modificado após o casamento, desde que ambos os cônjuges estejam de acordo.

MINHA OPINIÃO

Eu e meu noivo vamos optar pela “Comunhão universal de bens”, pois compramos nosso apartamento antes do casamento. Por isso é mais conveniente que todos os nossos bens sejam comuns. Concordam?
O único problema é que dá mais trabalho e mais custos para nós, pois só para fazer o pacto antenupcial são quase R$300,00 :(
Mas enfim, é isso. Contem-me nos comentários se vocês vão casar ou se casaram com o regime de comunhão parcial de bens ou algum dos outros.

Beijinhos ;*

Referência: Livro Case com Estilo – Just Editora

Previous Post Next Post

Posts que você pode gostar

Comentários

  • Reply Elisana Lucia da Silva 17 de janeiro de 2013 at 16:01

    Oi Amanda, Meu nome é Elisana vou ficar noiva dia 27 agora,estou adorando,receber seus e-mails . São questões interressantes para essa nova fase da minha vida. Adoraria se vc postace sobre o que vestir no noivado,pois ainda n tenho idéia do que vou usar. bj valeu.

    Date: Thu, 17 Jan 2013 17:23:35 +0000 To: elisanalucia_24@hotmail.com

    • Reply Amanda 17 de janeiro de 2013 at 18:07

      Olá, Elisana!
      Que legal, parabéns pelo futuro noivado e bem-vinda ao mundo das noivas malucas! hehehe
      Eu vou fazer uma pesquisa de Looks para noivado e posto por esses dias, pode deixar.
      Ah! Vou ficar muito feliz se mandar as fotos do seu noivado para postar aqui no nosso Blog, viu!
      beijos <3

    Deixe um comentário